Papai

Em 1 de outubro de 1921 nasce João Baptista, natural de Vitória, Espírito Santo. Influenciado pelo pai, se encantou pela arte, tornando-se também um pintor.
Sua trajetória se inicia como desenhista na Vale do Rio Doce em Vitória (1940/1945) , também exercendo o mesmo ofício no extinto IAPETEC no Rio de Janeiro (1946/1982). Aos 36 anos, já vivendo no Rio de Janeiro, resolve cursar uma universidade e entra para ENBA - Escola Nacional de Belas Artes (hoje EBA-UFRJ), onde faz o curso de pintura (1957/1961) e ganha o prêmio maior: a Medalha de Ouro em 1962 - Pós Graduação. Em 1966 ingressa na extinta TV Tupi como cenógrafo, posto que ocupou até 1967. Em 1970 João presta um concurso para professor do SENAC (Marechal Floriano) e ministra aulas no curso de Decoração e Desenho Básico até 1987, quando se aposenta.

Decidi iniciar este blog para meu pai porque tinha um acervo enorme em minha casa, então escaneei tudo, e resolvi dividir sua história e sua vida com os familiares e amigos.

Aproveitei o espaço disponibilizando também vários capítulos do livro que ele escreveu. São relatos da infância e juventude em Vitória que meu pai não conseguiu publicar. Esse livro foi escrito aqui em casa, com a participação minha e de minhas filhas revezando a digitação dos rascunhos, até que um dia ensinamos a ele, que aprendeu também a operar o editor de texto.

Por fim, peço também para quem tiver algum quadro dele ou até mesmo gravura que fotografe e mande para mim, para dividirmos com mais pessoas e ampliarmos seu acervo.


Qualquer coisa click aqui e me envie um e-mail

Livro de memórias

Você pode acessar partes do livro que João escreveu, acima separados por títulos. Livro que retrata a infância e adolescência em Vitória

Fazenda São Sebastião - MG

Quadro Fazenda São Sebastião- MG. Papai pintou este quadro em 1958. Belíssima fazenda que me recordo com saudades quando nas férias de julho costumava dar passeios por lá.  Agradeço a prima Maria Inês Lodi que prontamente me enviou esta imagem. Este quadro pertence ao acervo da família Lodi (Belo Horizonte - MG).

3 comentários:

  1. PARABÉNS SR. JOÃO!
    Eu sou o Celso Mathias que lhe conheceu ontem segunda-feira dia 20 lá nos jardins do Palácio do Catete. Eu estava desenhando em carvão. Fiquei muito feliz de conhecê-lo e mais ainda de ver sua arte!!
    Puxa, quero poder contar a minha história um dia.
    De qualquer maneira o senhor é um exemplo e um entusiasmo de vida.
    Lhe desejo muita saúde e muitas inspirações ainda!!!
    Abraços e meus sinceros parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos belíssimos trabalhos, uma inspiração para quem quer aprender a pintar! Felicito também a iniciativa e trabalho da família, ao compartilhar e contar um pouco da história desse artista.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal descobrir esse espaço. João Baptista foi meu professor de desenho no Senac da Marechal Floriano. Recentemente, por pura sorte, num encontro de artistas no Museu da República, esbarrei com ele em frente aos painéis pintados por Jorge Guidacci (outro artista que também lecionou no Senac).
    Fizemos uma fotografia para registrar esse encontro (http://zerobertograuna.blogspot.com.br/2014/01/joao-baptista-e-guidacci.html).
    Grande abraço!

    ResponderExcluir