Papai

Em 1 de outubro de 1921 nasce João Baptista, natural de Vitória, Espírito Santo. Influenciado pelo pai, se encantou pela arte, tornando-se também um pintor.
Sua trajetória se inicia como desenhista na Vale do Rio Doce em Vitória (1940/1945) , também exercendo o mesmo ofício no extinto IAPETEC no Rio de Janeiro (1946/1982). Aos 36 anos, já vivendo no Rio de Janeiro, resolve cursar uma universidade e entra para ENBA - Escola Nacional de Belas Artes (hoje EBA-UFRJ), onde faz o curso de pintura (1957/1961) e ganha o prêmio maior: a Medalha de Ouro em 1962 - Pós Graduação. Em 1966 ingressa na extinta TV Tupi como cenógrafo, posto que ocupou até 1967. Em 1970 João presta um concurso para professor do SENAC (Marechal Floriano) e ministra aulas no curso de Decoração e Desenho Básico até 1987, quando se aposenta.

Decidi iniciar este blog para meu pai porque tinha um acervo enorme em minha casa, então escaneei tudo, e resolvi dividir sua história e sua vida com os familiares e amigos.

Aproveitei o espaço disponibilizando também vários capítulos do livro que ele escreveu. São relatos da infância e juventude em Vitória que meu pai não conseguiu publicar. Esse livro foi escrito aqui em casa, com a participação minha e de minhas filhas revezando a digitação dos rascunhos, até que um dia ensinamos a ele, que aprendeu também a operar o editor de texto.

Por fim, peço também para quem tiver algum quadro dele ou até mesmo gravura que fotografe e mande para mim, para dividirmos com mais pessoas e ampliarmos seu acervo.


Qualquer coisa click aqui e me envie um e-mail

Livro de memórias

Você pode acessar partes do livro que João escreveu, acima separados por títulos. Livro que retrata a infância e adolescência em Vitória
Ele com 88 anos

2 comentários:

  1. Leandro Cesar Moreira22 de junho de 2010 às 12:16

    Olá João, que Deus esteja contigo e família.
    Estou orgulhoso que tenhas lembrado de me enviar seu blog, e mais orgulhoso ainda de poder partilhar com você do vasto documentário que conta tão magnificamente a história da sua familia.
    Estou lendo aos poucos, para poder viver todos os momentos desta história (vida),que certamente é motivo de grande satisfação na existência de todos que com suas contribuições vão reescrevendo as páginas desta fascinante história.
    Parabenizo-o por sua filha, que teve a excelente idéia de escrever de forma tão primorosa a trajetória brilhante dos personagens e das cidades onde tais fatos ocorreram.Parabenizo-a pela escolha da trilha sonora de Mahler, em sua 5ªsinfonia , divinamnte executada.
    Ao amigo meus sinceros votos de admiração e apreço, um grande abraço ,
    Leandro Cesar Moreira e familia.

    ResponderExcluir
  2. Que bom reencontrar você, Batista. Bendita net que já me fez reencontrar tantas pessoas queridas... Muito bom saber também que terminou o Pena Branca. Possivelmente você não se lembra de mim. Estudei com vc no SENAC - curso de Decoração em 78. Era estudante da EBA, na ocasião. Me tornei seguidora do seu blog. Abraços e tudo de bom para vc e os seus

    ResponderExcluir